Compartilhe no Facebook

Programa ABA

  • PDF

Utilizada em nossa escola em diferentes momentos nas diferentes situações, a Análise do Comportamento Aplicada (ABA) é fundamental no tratamento das crianças e jovens que estão no Transtorno do Espectro do Autismo.

Trata-se de uma intervenção Comportamental Intensiva, que baseia-se nos princípios do reforço positivo, solicitações graduais, repetição e a divisão de tarefas em pequenas partes, ensinadas inicialmente em separado.

No nosso programa, os procedimentos de modificação do comportamento são claramente especificados e as instruções, reforçadores e materiais que são usados para desenvolver cada habilidade são determinados individualmente para cada aluno.

Para que esse atendimento se efetive, nossa estrutura escolar envolve uma coordenação técnica realizada por psicólogas especialistas na área, responsáveis pela elaboração do currículo individualizado e o acompanhamento de um AP, que é um estagiário em psicologia, treinado no ABA e responsável por uma criança/jovem exclusivamente.

No dia a dia, os alunos que cursam esta modalidade estão sempre acompanhados pelo seu AP, seja em situações de minissala (ambiente onde o aluno recebe atenção individual e desenvolve os seus programas de aprendizagem previamente elaborados) ou na escola como um todo, frequentando grupos e espaços diferentes.

O programa escolar desses alunos envolve todas as propostas vivencidas pelas diferentes classes, tais como: ARTES, MÚSICA, TEATRO, DANÇA, CAPOEIRA, INFORMÁTICA, FESTAS E COMEMORAÇÕES E PASSEIOS.

Dessa forma, o aluno evolui na trajetória escolar, com o atendimento correto às suas necessidades.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 
Você esta aqui O Colégio Cursos Programa ABA