Cultura da Paz

Ser em Paz: Fundação Lama Gangchen no Pauliceia

O programa Ser em Paz é um programa de educação não formal que a Fundação Lama Gangchen para a Cultura de Paz vem desenvolvendo em uma parceria de sucesso com o colégio Pauliceia desde 2015. Ele traz como ferramenta principal a realização diária do exercício de respiração e concentração por todos os alunos e se diferencia na medida em que posiciona o indivíduo como responsável direto e protagonista do desenvolvimento da cultura de paz. Como resultados esperados, de acordo com as disposições e características individuais e do grupo, os alunos poderão desenvolver maior resiliência e bem-estar, concentração, maior equilíbrio emocional, melhor habilidade para se relacionar, clareza de pensamento, criatividade, autoconfiança e eficiência.

Com o Ser em Paz, os professores se tornam multiplicadores das práticas e conceitos da cultura de paz como tema transversal, de maneira integrada ao currículo tradicional. Os alunos praticam exercícios de respiração e concentração diariamente e participam de encontros coordenados pela Fundação Lama Gangchen. Os pais, familiares e comunidade são envolvidos em atividades especiais. Dessa forma, professores, pais, alunos e comunidade têm a oportunidade de vivenciar o Ser em Paz.

Em 2015 os alunos e professores do Infantil e do Fundamental I começaram a vivenciar o projeto com grande dedicação e interesse: todas as salas de aula fazem os exercícios de respiração e concentração pelo menos uma vez ao dia. Os resultados já começam a aparecer, com alunos e professores cultivando momentos de paz diariamente.

No início de 2016 foi a vez de professores e alunos do Fundamental II. Promovemos encontros com grupos de alunos na quadra da escola. Nesses encontros ensinamos o exercício de respiração e concentração e, principalmente, explicamos porque é tão importante um simples parar e prestar atenção na própria respiração.

Em maio de 2016 realizamos o segundo encontro Pais em Paz do Colégio Pauliceia. Por meio desses encontros os pais têm a possibilidade de aprender os exercícios de respiração e concentração, bem como de refletir e conversar sobre temas referentes à construção conjunta da paz. O filme Divertidamente foi disparador de uma atividade lúdica, com a finalidade de refletir sobre emoções e sentimentos que regem nosso dia a dia e perceber que podemos, através do autoconhecimento e do autogerenciamento, parar, refletir e decidir em qual direção queremos seguir.

Em junho, Lama Michel Rinpoche, conselheiro orientador de nossos trabalhos, visitou o Pauliceia e deu uma palestra para alunos e professores. Nessa oportunidade, pudemos aprofundar nosso conhecimento sobre a cultura de paz e conhecer as propostas de um mestre para nos relacionarmos com nós mesmos e com o mundo de uma maneira positiva.

Como gostamos de lembrar nos trabalhos que desenvolvemos na Fundação Lama Gangchen: um dos presentes que a prática diária dos exercícios de respiração e concentração nos dá é perceber que existem escolhas de como responder para cada situação estressante.

O segundo semestre está aí e com ele virão outras atividades do programa Ser em Paz. Todos são convidados a participar e fortalecer essa paz que, com grande alegria, estamos construindo juntos!

Juntos podemos!

Paz com tudo,