Compartilhe no Facebook

Cultura da Paz

  • PDF

Ser em Paz: Fundação Lama Gangchen no Pauliceia

O programa Ser em Paz é um programa de educação não formal que a Fundação Lama Gangchen para a Cultura de Paz vem desenvolvendo em uma parceria de sucesso com o colégio Pauliceia desde 2015. Ele traz como ferramenta principal a realização diária do exercício de respiração e concentração por todos os alunos e se diferencia na medida em que posiciona o indivíduo como responsável direto e protagonista do desenvolvimento da cultura de paz. Como resultados esperados, de acordo com as disposições e características individuais e do grupo, os alunos poderão desenvolver maior resiliência e bem-estar, concentração, maior equilíbrio emocional, melhor habilidade para se relacionar, clareza de pensamento, criatividade, autoconfiança e eficiência.

 Com o Ser em Paz, os professores se tornam multiplicadores das práticas e conceitos da cultura de paz como tema transversal, de maneira integrada ao currículo tradicional. Os alunos praticam exercícios de respiração e concentração diariamente e participam de encontros coordenados pela Fundação Lama Gangchen. Os pais, familiares e comunidade são envolvidos em atividades especiais. Dessa forma, professores, pais, alunos e comunidade têm a oportunidade de vivenciar o Ser em Paz.

Em 2015 os alunos e professores do Infantil e do Fundamental I começaram a vivenciar o projeto com grande dedicação e interesse: todas as salas de aula fazem os exercícios de respiração e concentração pelo menos uma vez ao dia. Os resultados já começam a aparecer, com alunos e professores cultivando momentos de paz diariamente.

No início de 2016 foi a vez de professores e alunos do Fundamental II. Promovemos encontros com grupos de alunos na quadra da escola. Nesses encontros ensinamos o exercício de respiração e concentração e, principalmente, explicamos porque é tão importante um simples parar e prestar atenção na própria respiração.

Em maio de 2016 realizamos o segundo encontro Pais em Paz do Colégio Pauliceia. Por meio desses encontros os pais têm a possibilidade de aprender os exercícios de respiração e concentração, bem como de refletir e conversar sobre temas referentes à construção conjunta da paz. O filme Divertidamente foi disparador de uma atividade lúdica, com a finalidade de refletir sobre emoções e sentimentos que regem nosso dia a dia e perceber que podemos, através do autoconhecimento e do autogerenciamento, parar, refletir e decidir em qual direção queremos seguir.

Em junho, Lama Michel Rinpoche, conselheiro orientador de nossos trabalhos, visitou o Pauliceia e deu uma palestra para alunos e professores. Nessa oportunidade, pudemos aprofundar nosso conhecimento sobre a cultura de paz e conhecer as propostas de um mestre para nos relacionarmos com nós mesmos e com o mundo de uma maneira positiva.

Como gostamos de lembrar nos trabalhos que desenvolvemos na Fundação Lama Gangchen: um dos presentes que a prática diária dos exercícios de respiração e concentração nos dá é perceber que existem escolhas de como responder para cada situação estressante.

O segundo semestre está aí e com ele virão outras atividades do programa Ser em Paz. Todos são convidados a participar e fortalecer essa paz que, com grande alegria, estamos construindo juntos!

Juntos podemos!

Paz com tudo,

Tudo com Paz

Simone Bambini Negozio

Diretora de Programas de Cultura de Paz da FLGCP

 
 
Você esta aqui Home