Compartilhe no Facebook

9º Ano B - Conflitos na Europa

  • PDF

No mundo existem regiões que vivem intensos conflitos oriundos de vários motivos, como luta por territórios, pela independência, por questões religiosas, recursos minerais, entre outros.


Em todos os continentes é possível identificar focos de tensão que colocam em risco a paz daqueles que vivem nos locais que estão envolvidos em uma das questões acima.

Partindo desse princípio, os alunos do 9º Ano B, pesquisaram e identificaram vários conflitos europeus como:

- Desintegração da Iugoslávia;

- Conflitos na Rússia;

- Católicos e protestantes no Reino Unido;

- A questão basca.

Além desses conflitos, os alunos entraram em contato com os problemas da xenofobia e do racismo, cada vez mais presente nos dias atuais.

Na Europa se vive sob o impacto da globalização, de uma maior mobilidade internacional e dos fluxos migratórios. O aumento da intolerância política, religiosa e étnica bem como o desencadear de vários conflitos armados, dentro e fora do espaço europeu, provocaram a saída de inúmeros contingentes populacionais das suas terras, refugiados nem sempre bem acolhidos em ambientes que lhes são pouco familiares. Carências econômicas e problemas sociais vividos pelos cidadãos de determinado Estado, têm contribuído para o surgimento de tensões evidenciadas sob forma de racismo contra determinados grupos, entre os quais comunidades migrantes e minorias étnicas ou religiosas (por exemplo, os ciganos, os judeus, os muçulmanos).

Como conclusão da atividade, os alunos, em grupos, apresentaram cartazes com imagens, mapas e um texto com os principais tópicos do conflito.

Parabéns a todos!!!

Prô Gisele.

 
 
Você esta aqui Fatos e Fotos Mural 2017 Ensino Fundamental II B 9º Ano B - Conflitos na Europa