9º Ano B - Conflitos na Europa

No mundo existem regiões que vivem intensos conflitos oriundos de vários motivos, como luta por territórios, pela independência, por questões religiosas, recursos minerais, entre outros.

Em todos os continentes é possível identificar focos de tensão que colocam em risco a paz daqueles que vivem nos locais que estão envolvidos em uma das questões acima.

Partindo desse princípio, os alunos do 9º Ano B, pesquisaram e identificaram vários conflitos europeus como:

- Desintegração da Iugoslávia;

- Conflitos na Rússia;

- Católicos e protestantes no Reino Unido;

- A questão basca.

Além desses conflitos, os alunos entraram em contato com os problemas da xenofobia e do racismo, cada vez mais presente nos dias atuais.

Na Europa se vive sob o impacto da globalização, de uma maior mobilidade internacional e dos fluxos migratórios. O aumento da intolerância política, religiosa e étnica bem como o desencadear de vários conflitos armados, dentro e fora do espaço europeu, provocaram a saída de inúmeros contingentes populacionais das suas terras, refugiados nem sempre bem acolhidos em ambientes que lhes são pouco familiares. Carências econômicas e problemas sociais vividos pelos cidadãos de determinado Estado, têm contribuído para o surgimento de tensões evidenciadas sob forma de racismo contra determinados grupos, entre os quais comunidades migrantes e minorias étnicas ou religiosas (por exemplo, os ciganos, os judeus, os muçulmanos).

Como conclusão da atividade, os alunos, em grupos, apresentaram cartazes com imagens, mapas e um texto com os principais tópicos do conflito.

Parabéns a todos!!!

Prô Gisele.

Você esta aqui Fatos e Fotos Mural 2017 Ensino Fundamental II B 9º Ano B - Conflitos na Europa